24 de maio de 2010

Genialidade Degenerada

Os homens são realmente seres muito estúpidos. Acham de inventar cada coisa inútil, que criações geniais parecem aos olhos um pouco mais atentos ainda mais geniais. Mas dentre todas as genialidades dos homens ao longo dos tempos tem uma que merece um putaquepariu, e é tão genial que diversos gênios quiseram ter a sua própria - Maradona que o diga.

O cara que inventou a primeira religião do mundo era um gênio, sem dúvida. Mas como segundo as leis universais: nada se cria, nada se perde, tudo se copia. Outras surgiram, e com o tempo, uma invenção genial virou uma das piores degenerações da raça humana.

É fanático vestindo um colete de C4 e matando centenas. É líder maior dando curso de como extorquir os fiéis. É padre comendo criancinha. E por aí vai. Seria tão mais humano se a religião fosse usada para o fim que foi criada, uma válvula de escape para os problemas e dúvidas do homem, ao invés de ser usada para manipular massas e obter vantagens.

Eu sinceramente nunca me importei, nem gosto de discutir. Mas se tem uma coisa que me irrita é quando interfere na minha vida, obviamente se for de forma desagradável. Lennon morava em uma imensa propriedade no Dakota, e falou num mundo sem posses, um tanto cretino. Será que seria cretinice de minha parte imaginar um mundo sem religião morando numa paróquia submersa em forte fervor religioso?

Abraço. Boa leitura.

18 de maio de 2010

À Procura da Felicidade

Nos dias atuais boa parte das pessoas, usualmente, adotam a riqueza como um fator essencial para sermos felizes, e mal sabem essas pessoas que séculos antes de Cristo, na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles defendia que a felicidade - que ele chamou de "sumo bem" - dependia, e se assemelhava, muito mais da virtude - da ética - que da própria riqueza.

Não é possível negar que nos dias atuais, a riqueza seja, sim, um instrumento capaz de nos trazer os mais variados prazeres - e a falta dela os mais diversos sofrimentos. Todavia, tratar a riqueza como fonte única e inesgotável de prazer e felicidade, pensando como Aristóteles, seria no mínimo irresponsável. Tomando como exemplo a recente tragédia carioca, onde a chuva destruiu casas e muitas pessoas seguem desaparecidas, o sofrimento dos que perderam nada tem haver com a falta de riqueza, e asseguro que para quem tem um ente querido desaparecido, encontrá-lo seria muito mais prazeroso que ganhar na loteria.

Dona Olinda, possivelmente pobre, procura o marido Tião, mulato, pobre e feio, que com muito suor de pedreiro conseguiu erguer uma casinha no Morro do Bumba, a chuva levou a casa. Agora será possível imaginar a alegria do casal se ele estiver vivo e eles se reencontrarem? Pois é, a felicidade, aquela de Aristóteles, que talvez nem exista de fato, pode estar muito distante dos carros importados, das belas modelos em roupas de grife e de vultuosas quantias em dinheiro.


Abraço. Boa leitura.

12 de maio de 2010

E Eu Escrevo Pra Você

No fundo. Eu também. O outro bobo. Que sonha. E de novo. Acorda. Vive na lua. Na verdade. Espera. O dia. Que custa. E cansa. Amanhece. Volta a noite. Na madrugada. Eu deliro. O desejo. Que machuca. E alimenta. As vezes. Volta.

No silêncio. Eu ouço. O seu grito. Que carrega. E aumenta. A saudade. Vontade. Não me falta. Eu quero. Os planos. Que tinhamos. E espero. Ainda termos. Volta.

Na esquina. Eu vejo. O carteiro. Que me traz. Eu espero. A carta. Vinda de longe. Num dia. Escuro. O céu. Que chove. E lava. A saudade. Volta.

Na verdade. Eu tenho. O segredo. Que fiz. Escondido. Aqui. Veja. Não duvide. Eu digo. O que digo. Que sinto. E sinto. As aves. Voando.

E elas levam o que eu te escrevo.


Abraço. Boa leitura.


E vejam "Eu Escrevo Pra Você", da Fernanda. (Mais uma parceria não-autorizada)

11 de maio de 2010

O Dunga e Sua Coerência

O Dunga entende de futebol, mas daí chamá-lo de técnico, ainda mais da Seleção Brasileira, é um abismo gigantesco. Mas a verdade, e todos temos que reconhecer gostando ou não, é que estatisticamente a "era Dunga", no combinado nacional é quase impecável.

São dois títulos (Copa América e Copa das Confederações), classificou-se em primeiro lugar nas eliminatórias sulamericanas e não foi mal nos chamados "jogos difíceis".

A torcida mais chata do Brasil vai dizer que o Dunga foi ingrato em não levar o Adriano, afinal ele foi decisivo várias vezes com a amarelinha durante a "era Dunga". Mas reconheçam que o Adriano está fora de forma. A mesma coisa vale pra Ronaldinho Gaúcho.

Neymar e Ganso - parece até nome de dupla sertaneja - são dois garotos ainda, e não faria bem pra eles ir pra Copa. Por um motivo simples, na África, ou talvez apenas na volta ao Brasil, ganhando se sentiriam deuses do futebol e perdendo seriam, junto com Dunga, os "culpados" pela não vinda do Hexa.

Não vi ninguém falando, mas acho que o Dunga deveria ter levado o Roberto Carlos. Que vem jogando muito. O Dunga também deveria ter levado aquele maluco que tem trinta e tantos anos, já fez oito cirurgias e sente dores no corpo todo. Acho que o Romário merecia uma nova chance também. E quem sabe Zico, e Pelé!

E sabem, eu estou morrendo de preocupação com o Brasil na Copa do Mundo. Meu palpite é que a Copa pode até vir pras Américas, mas acho difícil que ela venha em um voo verde-amarelo.

Boa sorte ao Dunga e sua "coerência", é a máximo que vou torcer pelo Brasil esse ano.


Abraço. Boa leitura.

10 de maio de 2010

Mas Ele Ainda Sonha...

Miguel estava cansado, a correria da sua vida e os seguidos estresses o tiravam do sério e, vez por outra, ainda tiravam o tempo que ele tinha pra lembrar dela. Mais uma vez no caminho para casa, acabou parando no barzinho do outro lado da rua. Resolveu variar, pediu uma cuba libra.

Acendeu um cigarro, chamou o garçom e pediu pra ouvir sua banda favorita. Bebeu o primeiro copo como quem acabara de encontrar um copo de água após um longo tempo no deserto. Cada música que ouvia o fazia lembrar dela. Especialmente do sorriso incrivelmente incrível.

Nunca se sentiu tão ansioso para encontrar alguém, mas os encontros e desencontros da vida já estavam o deixando irritado. Mais ainda por saber que, diferente do que haviam planejando e por um pequeno detalhe não acontecera, não sabia quando a encontraria novamente.

Ele nunca duvidou, por um segundo sequer, das palavras de Luiza. E enchia os olhos de lágrimas de alegria sempre que conversavam pelo telefone, ou nas raras vezes que ela respondia uma de suas cartas.

Mas a noite anterior foi diferente.

Eles conversaram um pouco, mas muito. Já era tarde, quase dia, quando eles terminaram de conversar. E no fim, ele dizia o que não queria dizer, mantinha-se firme para que ela não percebesse a voz trêmula no telefone, mas derramava lágrimas incontáveis.

Tinha certeza que estava agindo corretamente, não tinha o direito de exigir nada dela, no máximo um sorriso de vez em quando. Mas ele não dormiu naquela noite, chorou o quanto pode, e depois sentou na janela do décimo terceiro andar, bebendo e acompanhado do velho companheiro de filtro vermelho.

Mas ele ainda sonha...


Abraço. Boa leitura.

8 de maio de 2010

Carta

Mais uma daquelas cartas que nunca vão chegar?

Eu sinto sua falta, sinto muito sua falta. Sei lá, a sua presença tem diminuído, não consigo mais te encontrar como antes, as nossas conversas não estão mais como antes, alguma coisa mudou. E não sei o que foi.

Talvez - e eu espero que seja - eu esteja apenas tendo uma impressão errada, ou ainda as nossas obrigações e afazeres estejam nos tomando o tempo demasiadamente. Mas o fato é que eu tenho sentido sua falta continuamente, e como eu sempre te disse, no fundo, isso me incomoda. Eu pensei em sumir várias vezes, pensei em tentar enxergar como mera casualidade, daquelas que vêm e vão como ondas do mar, mas simplesmente não consegui, não consegui passar sequer um minuto pensando assim. Era como se eu estivesse baleado e tentasse remover a bala sem anestesia e sem uma bebida forte para aliviar a dor.

Estou numa fase em que tudo me irrita facilmente, principalmente se esse "tudo" for ligado a não te ter por perto. O seu professor de computação me irrita, aquele carinha que você vem ficando desde o Carnaval me irrita, a minha incapacidade de fazer qualquer coisa pra estar por perto me irrita, e até mesmos as perguntas que eu achei que fossem suas estão me irritando também.

Tenho convivido com isso, mas não tem sido fácil, e acho que ainda vai ficar pior.

Beijos.

Do seu, Miguel.

3 de maio de 2010

Por Onde Andam Minhas Idéias?

Tenho lido tanta bobagem, tanta coisa irrelevante, que acho que estou emburrecendo, estou perdendo o jeito de escrever. Ultimamente só tenho falado de 'amor', de sentimentos - não que tenha feito isso por obrigação, é uma opção, até porque me sinto à vontade falando sobre isso.

Mas sinto certa falta das tiradas de onda, das lições de moral e dos raros tapas na cara que muitas vezes eram direcionados para mim mesmo inclusive. Mas enquanto as coisas não mudam, vou tentar voltar a ler coisas produtivas, ao invés das besteiras que ando lendo.

Nunca pensei que fosse, mas começo a achar que a estupidez é contagiosa.

Abraço. Boa leitura.


P.S.: Espero que tenham gostado do novo visual do blog.