15 de fevereiro de 2009

A Simplicidade de um Sorriso

Muitas vezes as pessoas acabam por deixar passar despercebido coisas que, no fundo, são as coisas mais importantes de nossas vidas. Gestos simples, mas que porém detém uma generosidade e sentimentos sem igual, gestos como um simples sorriso. Carinho, respeito, felicidade, amizade, amor, são sentimentos e sensações que um simples sorriso pode querer dizer, ou pode de fato dizer, sem emitir nenhuma palavra. Mas, para bom entendedor, meia palavra basta.

A maioria das pessoas passam nas nossas vidas, sorriem para nós, mas simplesmente deixamos que isso passe despercebido, o mesmo acontece com muitos dos sorrisos que nós damos aos outros. Todos fazem isso sem saber que os sorrisos são de um significado ininteligível, impossível de se compreender completamente, ou pelo menos é assim se não prestamos atenção.

Imaginem então, mais de duas horas viajando em um carro onde quatro estranhos me acompanham, em toda a viagem eu não vi nenhum sorriso, nem esperava ver, pra ser sincero. Depois mais quase uma hora esperando, pelo menos agora tive o sorriso simpático, e falso, da atendente da loja de conveniência após uma piada sem graça que eu fiz. Mas essas mais de três horas sem sequer um sorriso verdadeiro, um sorriso há muito esperado, valeram a pena quando eu vi aquele sorriso mágico, aquele sorriso que eu tanto sentia saudades.

E nas suas idas e vindas pra lá e pra cá, pra um lado e pro outro, eu sempre observava ele, e ele teimava em permanecer lá, estampado no seu rosto o tempo todo. Eu percebia que valeu a pena a espera, valeu a viagem, valeu a briga com mainha que não queria que eu viesse, só pra ver seu sorriso mágico, a sua alegria constante, coisas que eu não via há muito tempo.

Desculpas pelas vezes que eu te deixei falando sozinha, ou que sumi sem avisar. Isso não vai acontecer mais, uma vez eu te disse que você era uma irmã pra mim, mas descobri que é muito mais importante que isso, és alguém que chegou de mansinho e, mesmo sendo pequena, conquistou um espaço muito grande no meu coração. Não importa o tempo que passe, o quanto as coisas mudem, quantas pessoas novas eu conheça, eu tenho certeza que nunca sentirei tanta alegria em olhar pra alguém sorrindo do que essa que sinto quando olho pra o seu sorriso, o seu sorriso mágico. Um simples sorriso, que mostra que na simplicidade de um sorriso existem sentimentos muito mais complexos e que nós humanos somos incapazes de perceber, um sorriso ininteligível. O paradoxo da simplicidade e da complexidade.

Revisão: Cláudia Patrícia.

Nenhum comentário: