16 de dezembro de 2009

(In)Feliz Natal

A todos um Feliz Natal. E um próspero Ano Novo. E um muito obrigado por perderem seus preciosos minutos lendo as palavras, muitas vezes rudes deste escriba. Agora, ao que interessa.

Espero que todos já tenham comprado os presentes, arrumado a árvore de Natal, decorado a casa, o local de trabalho, e quem sabe feito uma tatuagem. Afinal, é Natal, o nascimento de Jesus. Tempo de alegria, de comunhão, de paz e de prosperidade. Um momento, deixem-me rever isso.

Tempo de alegria? Sim, claro, a excessão fica por conta aqueles que não tem família, não tem casa, nem jóia, nem carro, nem sapato, às vezes nem "roupinhas bonitinhas". E o dia 25 de Dezembro nada mais é que um dia de frio como outro qualquer.

Tempo de comunhão? De fato, exceto para os pobres que não tem nem mesmo um pão, e no dia seguinte vão catar as migalhas que sobraram da ceia de alguma família abastada que nem sabe que existe a fome.

Tempo de paz? É verdade, nesse Natal todos os soldados americanos no Iraque voltaram para casa para encontrarem suas famílias. A polícia do Rio fez um acordo, e os traficantes entregaram todas as armas das favelas cariocas. Oops... acordei.

Tempo de prosperidade? Obviamente, o luxo de poucos é fruto da prosperidade da miséria, da fome, da pobreza e da infelicidade de muitos, enquanto na cobertura de um condomínio de luxo garrafas de champagne são abertas com festa, na esquina escura embaixo do mesmo prédio, uma família mata a sede na poça de água da chuva.

Pelo visto, o Natal não é assim tão feliz quanto dizem. É só parar e observar com atenção. Assim, desejo a todos um infeliz Natal, para que possam lembrar que não estamos sozinhos no mundo e que não podemos fechar os olhos pra realidade se escondendo atrás de datas comemorativas que são simples manifestaçõs de vaidade.


Abraço. Boa leitura.

Um comentário:

Mariah disse...

e o Jardim Romano (em São Paulo) continua embaixo d'agua...será que o Natal deles será feliz???