2 de dezembro de 2009

"O Brasil é o País do Futuro"

"O Brasil é o país do futuro", que piada mais sem graça que o Renato nos trouxe em Duas Tribos. Um país que respira corrupção e transpira impunidade, só pode nos inspirar a revolta. O mecanismo jurídico é, na melhor das hipóteses, uma segregação de duas tribos: os que mandam e os que obedecem.

Todos são iguais perante a lei, levando-se em conta sempre o quão gorda é a conta bancária e o quão caros são os honorários advocatícios que se pode pagar. Quantos ladrões de galinha são presos por ano? E quantos bandidos de colarinho branco?

A nossa justiça tão atraente no papel, não vai muito além de meras palavras reunidas em forma de documentos públicos chamados de leis, que na prática não são levadas em conta. Porque aquele bandido dito "peixe-grande" sempre tem uma carta na manga contra alguém poderoso, sempre existe a chance de ser aberta uma Caixa de Pandora.

Lembram do Roberto [Jefferson] e do Mensalão, ele disse que levaria muitos à desgraça que o estavam fazendo enfrentar, e assim foi. O Daniel [Dantas] disse o mesmo, e seus crimes dia após dia estão caindo no esquecimento. Agora o [José Roberto] Arruda ameaçou dizendo que se radicalizassem com ele, ele não ia cair sozinho. E é sempre assim, sempre tem uma Pandora prestes a explodir.

O triste, é que mesmo quando caem corruptos aos bandos, a Ré-Publica, com o perdão do trocadilho, não cai. E a massa, o povão, crê que tudo está bem. Realmente, tudo está bem. Bem encaminhado para vivermos sitiados pela corrupção, pela inversão de valores, pelo cerceamento de garantias natas. Sujeitos à vontade não de políticos corruptos, mas de uma massa tola e corruptível que os leva ao poder.

Abraço. Boa leitura.

2 comentários:

Marcelo Mayer disse...

no que adianta se 99% ds pessoas nem sabem em quem votou nas ultimas eleições

@febrandao disse...

Engraçado eu star lendo isso aqui agora, pois no ultimo domingo andei explorando esse lado do nosso 'país do futuro', na redação do ENEM.

esse assunto me causa embrulho no estômago! :s

Beijinhose uma ótima semana
ps: é,preferi deixar nas entrelinhas...