30 de novembro de 2009

Muito Além do Cidadão Kane

Alguém por aí já assistiu a um documentário, não tão famoso, que data de 1993 entitulado "Beyond Citizen Kane", em alusão ao filme de Orson Welles, Cidadão Kane. Em miúdos é um relato do quão podre e suja é a conduta da Rede Globo de Televisão. Recomendo a todos que puderem assistirem, aqui.

E sabem porque tô falando isso? Por causa de uma paixão nacional. O futebol. Não, não é choro de torcedor porque o Flamengo vai ser campeão brasileiro, talvez eles nem tenham culpa. Mas que ninguém me apareça pra dizer que a Globo - que outrora fez campanha para "salvar" o Fla da degola que o rebaixaria à Segunda Divisão - não tem dedo na conquista desse ano.

Vamos parar um pouco, o Flamengo chegou a estar 15 pontos atrás do então líder Palmeiras, há umas 13 rodadas do fim do campeonato. Não lembro bem. Atlético-MG, Internacional, Palmeiras, São Paulo, e inclusive o Góias, foram aplamente prejudicados por erros grosseiros de arbitragem durante as últimas rodadas, sem contar com uma rigidez nunca antes vista nos julgamentos do STJD. Tudo bem foi coincidência.

Mas ouvir o Kléber Machado gritar o gol do Flamengo hoje como se fosse gol da Seleção em final de Copa do Mundo, é demais para mim. Mesmo que minha "teoria consipiratória" esteja errada, um cara desses num merece ser narrador de futebol. Tá certo que a Globo é carioca, e Band paulista. Mas vamos ser imparciais um pouco.

Não peço nada demais - será mesmo que não? -, só queria poder ver TV sem ter que me preocupar em ter que checar outras opiniões depois pra ver se tava tudo certo, isso porque não há jornalismo em qualquer escala no Brasil, senão uma mídia de interesses que vira-casaca ao simples brilho de uma moeda.

Prefiro ver o SESC TV ou o Tom Brasil no domingo, ou melhor ainda, passar a semana baixando um filme na minha conexão discada - sejam contra a pirataria, não apoiem o roubo de barcos - e poder vê-lo no domingo, não há nada mais prazeroso.

Abraço. Boa leitura.

4 comentários:

Marcelo Mayer disse...

a maior hipocrisia deste doc é ver o chico buarque nele, e depois ver o chico fazendo discurso na morte do roberto marinho

Fahad M. Aljarboua disse...

Marcelo,

Não acho que o documentário seja hipocrisia. Talvez o Chico Buarque é que seja hipócrita!

Abraço.

@FFenrirX disse...

Uma coisa é certa: Tanto o documentário é tendencioso quanto a própria Globo é tendenciosa. É melhor ficar na TV paga, onde sei o que estou assistindo e pagando por ela, e não vendo TV aberta, onde a principal função dela é Pão e Circo.

Abraço, Fahad! O blog continua muito bom!

Anônimo disse...

Eu tava comentando isso esses dias!

Muito boa a colocação.
concordo com vc.


Bjo e saudade!