5 de novembro de 2009

O Louco

O louco é uma personalidade que cada um carrega dentro de si, é uma possibilidade de extrapolar os padrões da sociedade e da "moralidade social" que se preocupa muito mais com o "bem estar social", do que com a moral em suma. Não sou um moralista, não mesmo, não ostento nenhum vestígio de moralidade, pelo menos não dessa moralidade que a sociedade prega.

"A moral não tem importância e os valores morais não têm qualquer validade, só são úteis ou inúteis consoante a situação", falou Nietzsche.

Tenho meus princípios, e eles valem para mim, e somente para mim. Acredito em sua essência, e não condeno os outros tomando por base os meus princípios, porque ninguém os conhece. Mas também não posso absolvê-los de acordo com os princípios sociais de qualquer espécie que eu me recuso a compactuar. De forma que simplesmente não os julgo, não cabe a mim.

E não confundam criticar - o que por vezes faço aqui, nesse canto que é meu - com condenar. Condenar é pejorativo.

Mas voltando ao louco, eu queria ser louco, queria poder sentir prazer ao receber um choque anafilático, queria poder sentir essa reação do nosso corpo constantemente. Queria provar do temeroso sabor dos venenos mais letais que o homem conheça, ou até mesmo desconheça.

Me acham louco? Como podem julgar alguém louco sem o conhecer intimamente?

Parafraseando Nietzsche, é como ver pessoas dançando ao longe e chamá-las de loucas, mesmo sem podermos ouvir a música.

Eu não sei se sou louco, não sei se meus devaneios são loucuras, se minhas aspirações são loucuras, se meus desejos mais íntimos são loucuras. Não sei se minha crença no amor é válida. Mas encerro outra vez com Nietzsche: "Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura."


Abraço. Boa leitura.

3 comentários:

@febrandao disse...

Quem é normal suficiente para julgar o outro de louco!?

Para mim, a loucura foi inventada por uma sociedade egoísta que não suporta alguém que escolhe viver fora 'dos padrões' e que se julga feliz. Continuo preferindo ser porra louca à me tornar infeliz, como eles....


:*

Karine Ribeiro disse...

Isso é verdade !!! Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é !!! Não sei o que é pior ser louco ou sã.

Marcelo Mayer disse...

se te chamam de louco, é pq está no caminho certo....
mas acabei discordando disso depois de meus 45 dias internado num hospital psiqiatrico. por isso discordo com o comentário acima que diz "a loucura foi inventada por uma sociedade egoísta que não suporta alguém que escolhe viver fora 'dos padrões!"

ela com certeza não viu a loucura de perto