27 de novembro de 2009

Solidão a dois(?)

Que esperar das pessoas é, de longe, a melhor forma de decepcionar-se com elas, não há o que discutir. Mas daí a não esperar nada de ninguém, é um pessimismo que nem eu consigo sustentar. Prefiro guardar um pouco de esperança, lá no fundo.

Mas não esperar nada de ninguém - se é que isso é possível -, pode nos mostrar uma outra coisa. Ficar sozinho não é uma condição, estar só não é uma condição, não é algo que nos é imposto. É muito mais que isso, é uma opção, que qualquer um pode fazer em qualquer tempo. Afinal, não esperar nada de ninguém, nada mais é do que escolher ficar sozinho, mesmo rodeado de pessoas.

A grande questão é: será que isso vale a pena? E se vale, até que ponto?

Quem nunca quis distanciar-se do mundo, por qualquer motivo que seja, ir para uma ilha deserta, ou pra algum lugar onde ninguém possa conhecê-lo? A maioria esmagadora das pessoas que já se decepcionaram tiveram essa vontade. A frase clássica é "Eu queria sumir".

Pois eu digo, não suma. Não sumam. Porque em algum momento, por alguma razão, sua ausência será sentida. E pode até ser que não seja pela razão que você deseja, mas sentirão sua falta.

O bêbado que sempre senta na primeira mesa, sente falta daquela linda cantora que o enfeitiçava com a voz e o encantava com o sorriso. O cara que sempre chamava a menina de óculos pra ir ao cinema, sente falta do cinema, mas muito mais da companhia. O chato um pouco atrapalhado que não sabia dançar, sente falta da mulher que ele mal conhecia quando ela disse que estariam juntos para sempre. O escritor falido sente falte daquela jovem que ele prestara atenção uma ou duas vezes pessoalmente, mas que sempre o surpreendia nas salas de bate-papo durante a madrugada.

E aquele garoto que queria mudar o mundo, e agora assiste a tudo em cima do muro, sente falta de sua vontade de mudar o mundo, principalmente porque não sabe mais o que é o mundo.

Abraço. Boa leitura.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Pois eu digo, não suma. Não sumam. Porque em algum momento, por alguma razão, sua ausência será sentida. E pode até ser que não seja pela razão que você deseja, mas sentirão sua falta."

Você tem razão.

I miss you.
=*

Karine Ribeiro disse...

"O chato um pouco atrapalhado que não sabia dançar, sente falta da mulher que ele mal conhecia quando ela disse que estariam juntos para sempre."
Acho que essa pessoa é a minha pessoa hehehehehehe.
Adorei ... E se um dia eu sumir, aviso só pra vc pra onde fui. Pois sei que VC sentirá a minha falta.
Beijinhossssss =P