16 de novembro de 2010

É Vencer ou Vencer...

O segundo colocado, segundo Nelson Piquet, é o primeiro perdedor. Para muitos isso seria uma afronta à esportividade, ao espírito esportivo e mais uma pá de ideais politicamente corretos do tipo: "O importante é competir".

Mas Piquet tem razão. Afinal, a verdadeira razão do esporte é vencer. Ninguém vai lembrar quem foi o segundo colocado, ou quem foi o vice-campeão. No futuro vamos lembrar quem foi o vencedor, o campeão. Daqui dez anos vamos nos lembrar que o alemão Sebastian Vettel foi o campeão mais novo da Fórmula 1 em 2010. E, em quase todo o mundo, ninguém vai lembrar que o vice foi Fernando Alonso.

"Em quase todo o mundo"?

Na Itália as coisas são um pouco diferentes quando se trata daquele carro vermelho e do cavalo rampante. A derrota de Alonso no domingo, por um erro grosseiro de estratégia da Ferrari, que não aconteceria nos tempos de Ross Brown e Jean Todt, vai custar a ser esquecida.

O sentimento lá é de que a culpa foi da Scuderia, que o time vermelho desperdiçou a chance de Alonso vencer. E lá as coisas acabam se extendendo para outros rumos, a derrota acabou se tornando uma questão política.

O ministro de gabinete do primeiro-ministro italiano chegou a sugerir que Luca de Montezemolo, presidente da Ferrari, fosse demitido. A reação do italiano, foi sutil e ridicularizou o ministro. Mas é isso, na Itália, quando a Scuderia perde alguém leva a culpa.

A paixão italiana pelo carro vermelho é tão grande, ou maior, que a paixão do brasileiro pelo futebol. Falem mal da comida, mas não da Ferrari.


Abraço. Boa leitura.

Nenhum comentário: