28 de novembro de 2010

Quem Sustenta o Tráfico?

A outra face da moeda da guerra promovida no Rio não pode ser esquecida. Não podemos deixar de lado o detalhe mais aterrador dessa situação. O tráfico só existe porque alguém usa a droga. E não tô falando daquele maconheirozinho de faculdade ou de uma daquelas figuras raquíticas viciadas em crack que estampam matérias sobre uma das drogas mais devastadoras que existem.

A maconha e o crack são drogas razoalvemente pouco rentáveis se comparadas com o que realmente financia a mega-estrutura do tráfico no Rio, no Brasil e porque não dizer no mundo. O pozinho branco ocasionalmente visto nas telas de cinema é a engrenagem que faz girar todo a estrutura do narcotráfico. Elias Maluco, Isaías do Borel, Marcinho VP, Beira-Mar, entre outros são meros varejistas nesse meio.

Não passam de coadjuvantes tanto quanto aquele moleque que eles usam como "aviãozinho". A estrutura real ainda está oculta aos nossos olhos, passa por cima - e muito - disso tudo, tenham certeza que vai ter muitos políticos, e não se espantem se houver envolvimento das cúpulas que comandam a segurança nacional. Um quilo de cocaína pode custar até 100 vezes mais que um quilo de maconha e 5 ou 10 vezes mais que um quilo de crack. Aliando essas cifras à ideia de que todo homem tem seu preço, seria fácil conseguir corromper muita gente para facilitar as coisas.

E quem paga essa conta? Afinal o quilo de coca que deixa a Colômbia por 2 mil dólares, chega ao Brasil por 4,5 mil, vai pros Estados Unidos e custa 25 mil dólares, podendo variar entre 40 e 80 mil dólares da Europa ao Extremo Oriente. E numa conta razoável onde só no Rio de Janeiro em torno de 1 bilhão de reais por ano é movimentado pelo narcotráfico, não é difícil descobrir que quem financia não são os pobres, nem a classe média, quem financia o crime é a high society.

Daí fica fácil entender porque tem tanto ativista de Direitos Humanos falando em prol de traficante e bandido, como disse o Matias no primeiro Tropa de Elite, "são um bando de viciado, um bando de playboy filhadaputa". A sociedade devia deixar de ser hipócrita, quer usar droga? Legalize! Até quando vamos deixar hasteada a bandeira de que o crime compensa? Depois de excomungar os traficantes, as autoridades deviam fazer o mesmo com quem leva as drogas até a high society, porque tenho certeza que não é o favelado que faz isso, é outra pessoa.


Abraço. Boa leitura.

2 comentários:

Moaci Judson disse...

A playboyzada e quem sustenta essa merda! e quem injeta grana na musculatura do tráfico! infelizmente enquanto tiver compradores existirão traficantes, apesar de achar que a legalização não resolve, acredito que soluções tem que ser pensadas!para diminuir isso, porque acabar não vai mesmo!

Moaci Judson disse...

Outra,essa gringada que vem para o Brasil, cheirar pó e atrás de criancinha devia apanhar na rua!
Ou então deixar para Miguel Mossoró, juntamente com Super Moura resolver a parada!