10 de fevereiro de 2011

"O sistema é foda!"

Ainda não tinha visto o novo Tropa de Elite até algumas horas antes de resolver escrever isso, na verdade, resolvi escrever pouco depois de ter terminado de ver o filme, mas estava com bastante sono. Quando terminou o filme eu tive uma sensação deprimente, uma sensação de impotência, me senti um inválido.

O filme mostra uma realidade conhecida - mais ainda com os acontecimentos recentes no Rio -, mas acima de tudo faz isso de uma forma que choca a maioria das pessoas que tenham algum resquício de respeito e amor-próprio. Algumas cenas me causaram náuseas, ao mesmo tempo em que minha mente fazia um paralelo com a realidade próxima, ou nem tão próxima.

Me lembro da capa da Veja, à época do lançamento do filme nas telonas, que trazia estampada uma foto do Cel. Nascimento, chamando-o de primeiro super-herói brasileiro. Eu digo que antes de ver o filme eu concordaria com a Veja, mas depois de assitir Tropa 2 é impossível. O Nascimento é tão vitíma do 'Sistema' quanto eu e, provavelmente, você que está lendo.

E não importa o quanto possamos desejar bater de frente contra todo esse aparato que tem um fim único e exclusivo: a busca desenfreada e sem limites pelo poder. Poder apenas pelo poder, sem nenhum outro fim paralelo. E, no fundo, a maior parte das pessoas contribui para isso, inclusive eu e, provavelmente, você que está lendo, se não por ação mas por omissão.

O Cel. Nascimento diz num trecho do filme uma coisa que chamou minha atenção: "Imagina a merda que ia dar se o BOPE trabalhasse deputado corrupto como trabalha traficante?" E, meus caros, no fundo eu acho que a 'merda' a que se refere o Nascimento ainda seria mais digna do que as coisas como estão hoje, e o BOPE devia 'trabalhar' não só deputado, mas qualquer político corrupto. Desse jeito, quem sabe a coisa pudesse ficar menos pior que hoje.


Abraço. Boa leitura.

Um comentário:

Anelisa M. disse...

Fahad,uma observação que não posso deixar em branco: você sempre bota boa leitura no final do texto, depois que a pessoa já tem lindo tudo mesmo! hehehe
Antes que vc me responda com acidez e dizendo que isso é coisa de gente educada e tal, tenho uma sugestão. Por que vc não coloca: boa a leitura?
kkkk

bj, eu gosto de te aperriar!
Anelisa M.