12 de agosto de 2011

Indignação Oportuna

E mais uma vez eu venho aqui ser o paladino da discórdia, aquele que para alguns sempre faz questão de estar do lado oposto. O motivo é bem simples, ou nem tanto, isso depende, é óbvio, do ponto de vista, mas o fato é que uma juíza morreu, foi assassinada na frente de seu condomínio, possivelmente, por estar cumprindo seu dever.

E eu lhes pergunto: e daí? A toga faz dessa mulher alguém superior? Porque tanta indignação? Porque tanta repercussão?

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi a imprensa e declarou que "esse crime não vai ficar impune. Acredito que todos os criminosos serão identificados, julgados e condenados". Que me perdoem os puxa-sacos de plantão, mas um juiz não é melhor que qualquer outro cidadão e essa declaração do presidente do TJ-RJ é estúpida.

Vi diversas manifestações nas redes sociais de repúdio à execução da juíza, a grande maioria dessas manifestações de pessoas ligadas ao Direito. Acho que as pessoas deveriam se indignar com as mortes diárias do crime, com as pessoas comuns que são vítimas da bandidagem. Sentir-se indignado porque uma juíza morreu é puro oportunismo.

O fato é que ninguém, ou quase ninguém, cansa em levar uma vida politicamente correta. É muito mais conveniente e, no fim, agrada mais. Tenho certeza que boa parte das pessoas que frequentemene perdem tempo lendo o que escrevo esperava que eu fosse escrever um texto ácido criticando o crime.

Criticar o crime é fácil, principalmente quando a nossa sociedade dá mostras de que o crime compensa. Do mesmo modo é fácil demonstrar indignação com a morte de uma juíza que a maior parte das pessoas - tão indignadas - sequer conheciam, mas pelo fato de ser juíza...

Nosso povo é tão ridículo por vezes que é possível que ficassem todos indignados se algum maluco desse um tiro na cabeça do Sarney só por ele ser corrupto.


Abraço. Boa leitura.

Nenhum comentário: