17 de novembro de 2008

"Os donos do Brasil" - Parte 01



Nos próximos dias estarei publicando uma série de textos com o intuito de informar e de expor minha opinião sobre os fatos que vêm ocorrendo no nosso país nos últimos meses. Nesse decorrer irei levantar questionamentos importantes sobre os mesmos e, ao mesmo tempo, irei oferecer a minha resposta aos mesmos questionamentos.



"A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito." (Art. 1º, Constituição Federal de 1988)

Historicamente, o que se conceitua como Estado democrático de direito, é uma designação àquele Estado que garante o respeito das liberdades civis, ou seja, respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. Por meio de uma proteção jurídica, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito da regra de direito. Em um Estado democrático de direito, o poder estatal é limitado pela lei, não é absoluto, e essa limitação é controlada pelo acesso de todos ao Poder Judiciário, com autoridade e autonomia necessárias à aplicação da lei.

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza." (Art. 5º, Constituição Federal de 1988)

Quem acompanha os meios de comunicação com frequência, seja no âmbito local ou nacional, sabe que não é bem assim que as coisas funcionam. O problema, é que ultimamente as coisas vêm piorando, antes tudo acabava em "pizza". Raramente haviam investigações, niniguém nunca tomava conhecimento dos fatos, prisões nem se fala. Os criminosos de verdade agente nem sequer sabia quem eram, mas aquele ladrão de galinha, de feijão, ou de qualquer outro gênero alimentício, era preso e ainda passavam imagens dele, algemada vale salientar, nos noticiários.

Nos últimos anos, é corriqueiro ligar a TV e ouvir no jornal que a Polícia Federal prendeu dezenas de pessoas em mais uma operação contra o crime organizado (e a cada dia vemos que é mais organizado ainda), na maioria dos casos (não vou dizer em todos os casos, porque sinceramente não tenho certeza) em que houve prisão ou envolvimento de políticos, deixaram "cicatrizes" tanto no Governo Lula quanto na oposição. Alguém lembra do "Mensalão"?

Mas o que se seguia após cada operação era vergonhoso, a Polícia Federal apresentava provas cabais, inquéritos completos e vinham os parlamentares, instauravam uma CPI e no fim de tudo acabava em "pizza", mas agora agente já está tomando conhecimento público tanto dos crimes quanto dos criminosos, os criminosos de verdade. Mas ao que parece só recentemente é que resolveram investigar os mais poderosos criminosos do país, pessoas que por sua vasta influência (que eu chamaria de vasta folha de pagamentos) podem ser consideradas "os donos do Brasil".

Não se pode mais algemar o bandido. Procuram-se provas para condenar um delegado que fez o trabalho dele, investigou um bandido, um criminoso do mais alto nível. Pessoas idôneas são afastadas de suas atribuições legais em detrimento de um bandido. Parte da mídia cria fatos para desviar a atenção dos verdadeiros crimes e criminosos. O Estado democrático de direito, garantido pela Constituição Federal, é desrespeitado, a própria Constituição é tratada como lista telefônica na mais alta corte do Judiciário.

Queria eu que o povo gritasse para todos eles, sejam eles quem forem, que o nosso país não tem dono. O Brasil é o nosso país, o país do povo brasileiro e para o povo brasileiro, e eles, criminosos de paletó e gravata, não são bem-vindos.

Abraço. Boa leitura.

Um comentário:

Unknown disse...

Mais um relato do que é Brasil. É vergonhoso o ponto que chegamos, corrupção, cuecas milionárias, paraísos fiscais...
Muda governo, mudam as caras mas a história se repete sempre, a prova cabal de que poder e dinheiro corrompe as pessoas.

Mais uma ótima leitura. ;*