5 de janeiro de 2009

Quando somos livres?

Primeiro post de 2009. E já traz a cara nova do blog. Hoje sem imagem. Mas vou citar alguém pra começar, de certa forma duas. Há alguns anos, um professor meu de Português (saudades das suas aulas Cloacir) nos passou uma proposta de redação, e foi dele que ouvi pela primeira vez estas palavras de Renato Russo, que deveriam ser o tema da redação, é um trecho da música L'Aventura, de Legião Urbana: "Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria".

E a pergunta que fica é: quando somos livres?

Livre ou libertino? Liberdade ou libertinagem? Essas palavras transmitem conceitos abstratos e que, no fundo, talvez não sejamos capazes de estabelecer uma diferença notável ou um limiar. Hoje enxergo um pouco diferente da visão do Renato, vejo ser livre não como algo sério, mas justamente o contrário disso. Vejo a liberdade (se é que isso existe) como algo totalmente desprovido de regras, não há uma regra para ser livre, simplesmente se é.

Não quero dar uma conotação anárquica à liberdade, isso seria no mínimo libertino (e eu fazendo uso concreto dos termos que disse serem de significado abstrato). Mas somos livres, para fazermos o que bem entendemos, ou pelo menos assim deveria ser, com um mínimo de bom senso, o que não quer dizer que isso aconteceria por via de regras. Afinal, se sujeitar a regulamentos ou leis é privar-se de certa liberdade, ou não? E creio que a liberdade tem que ser total e irrestrita.

Então, ser livre não é sério. Sério é ser livre e cumprir todas regras, aliás não é sério, é entediante. Esperem, com ênfase, não é ser livre. Assim como Julián Marías disse que "qualquer escolha é também uma exclusão", toda regra é também uma prisão. Então não basta ser livre sendo sério, acho que precisamos apenas pensar por nós mesmos, e assim seremos livres. Sem essa de regras e regras.

Abraço. Boa leitura.


Revisão: Cláudia Patrícia.

2 comentários:

Cynthia Germanna disse...

Blog de cara nova heim?
Um otimo tema para iniciar 2009. Liberdade.
Palavras que muitos confundiram por ai com libertinagem.
E creio que ninguém é livre, uma vez que regras são obedecidas antes mesmo de saber que elas existem, você é livre somente para obedecer.
Novamente desculpe a demora, mas o acesso a internet este mês está precário pra mim, longe de casa e apelando para lan houses.
Um feliz 2009, já começando com pé direito heim? Parabens pela aprovação na UFRN. Sucesso.
;*

Anônimo disse...

Noossa... Eu lembro desse tema para redação. Foi no segundo ano né?? Esse tema me fez pensar muito!!

Xerim..!