22 de setembro de 2009

O Trem da Vida

Não pensei que postaria o que encerra essa postagem tão logo, mas a vida é mesmo uma caixinha de surpresas. Mas surpresas nem sempre são boas, e velhos fantasmas ainda nos assombram, aliás, sempre nos assombram. É preciso aprender a conviver com isso, é preciso aprender a encará-los de frente sem hesitação, mas isso não é fácil. Pior ainda, isso machuca, isso atormenta, e muitas vezes nos transforma em escravos da indiferença.

Por mais fortes que consigamos ser, por mais "experientes" que de fato possamos ser, haverá momentos em que tudo isso irá ruir, e que não passaremos de passageiros num trem da vida desgovernado. Não somos invulneráveis, nunca seremos, mais que isso, nunca estaremos preparados para tudo, ao contrário do que dizia o Cap. Hunt de um velho seriado de viagens espaciais.

Tenho velho ditado inglês que diz que "nem tudo que é ouro fulgura", e uns caras ingleses que se juntaram pra fazer uma banda de rock certo dia disseram o contrário, na música Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, eles começam dizendo que "há uma garota que acredita que tudo que brilha é ouro, e ela está comprando uma escadaria para o céu".

Então há controvérsias, mesmo entro os tão pontuais e politicamente corretos ingleses, sobre o valor das coisas. E se até eles não sabem precisar o verdadeiro valor das coisas, quem sou eu pra dizer isso?

Talvez nem tudo seja o que parece, mas as vezes tudo o que pareça de fato o seja. Isso depende de como encaramos as coisas, um anjo pode muito bem parecer um demônio aos olhos de alguém, e o inverso obviamente também pode acontecer. Mas anjos e demônios são opostos, seria fácil confundi-los, e fantasmas que não tem opostos? Que apenas nos assombram?

Chega uma hora que temos que guardar as fotografias, as cartas, a melancolia, e todas as lembranças. Olhar pra frente, e seguir viagem. Porque o trem da vida não espera, embora nunca cobre passagem.

Abraço a todos. Boa leitura.



Mais tarde deve ter revisão se aquela desalmada aparecer por aqui.

Nenhum comentário: