28 de julho de 2008

Ilusão de Ótica..


Bem essa imagem, em particular, é um caso curioso de ilusão de ótica, pelo menos na minha opinião. É uma pintura ou uma foto? No fim eu respondo.

Ilusões de ótica, são truques ou distorções na percepção que nos fazem acreditar que uma coisa é algo que, na verdade, não. Um bom exemplo disso é o caso dos ilusionistas, eles fazem com que vejamos uma coisa e, se acreditamos no que vemos, possamos crêr que é mágica. Grandes ilusionistas ficaram famosos ao longo do tempo, enquanto outros passavam despercebidos por apenas serem bons fazedores de truques, havia aqueles que viviam os seus truques. Eram tão empenhandos em serem bons e conquistar as pessoas que viviam o seu truque o tempo inteiro, ou seja, o tempo todo estavam enganando as pessoas. Mas enganar as pessoas não é errado? Bem, enganar no sentido de trapacear, mentir, manipular e coisas do tipo certamente, mas nesses casos era muito mais pra divertir as pessoas que acabava as enganando, afinal eles são ilusionistas, e não mágicos. Então chegamos em outro ponto, mas será que sendo tão bons em enganar as pessoas, eles não poderiam se aproveitar disso e as enganar, de fato, no sentido ruim da palavra? Particularmente eu acredito que não. Acho que no fundo, pra se enganar alguém não é preciso de tanta habilidade, qualquer pode notar que as pessoas já se enganam mutuamente no dia-a-dia, esquecendo de princípios e da moral, muitas mentem descaradamente pra o seu próprio benefício.
Eu acredito que as 'pessoas comuns' são muito mais 'perigosas' ao enganar alguém do que um ilusionista, afinal o único interesse que um ilusionista pode ter em enganar alguém é arrancar uma boa dose de surpresa e admiração por parte de quem o observa. Mas 'pessoas comuns', enganam por outros motivos, para o seu próprio benefício, para sua própria ascensão, ou ainda pior, para o seu prazer pessoal. Sinceramente é triste falar isso, mas pessoas assim existem e muitas vezes estão muito próximas de nós, é uma pena.



Bem a foto do começo, na verdade é uma foto. Apesar de que se prestarem atenção, parece bastante com uma pintura. Boa leitura. Abraço

Nenhum comentário: