23 de julho de 2008

Pães, Circos e Casas..

Esta é a minha cidade do coração, é possível ver a Matriz de Sant'Ana no centro. Não nasci em Currais Novos, mas vivi praticamente a vida inteira nesta cidade que tenho muita estima. Apesar é claro de muita coisa que aconteceram nesses 20 e poucos anos vivendo aqui, mas isso não é o assunto de hoje.

Em Roma, na época do Império Romano, os imperadores tinham por costume agradar o povo com o que, historicamente, ficou conhecido como política do "Pão e Circo", algo como se com comida e diversão estariam solucionados todos os problemas do povo, e essa política perdurou por um longo tempo e, se olharmos com atenção, há lugares em que ela ainda é praticada. Por mais que isso ocorra com um pouco mais de sofisticação, é possível notar que muitos políticos, na verdade a maioria deles, ainda utilizam os mesmos princípios do pão e circo romanos, eles acabam sempre agradando as grandes massas com ações de fachada e acabam, muitas vezes, alcançando o verdadeiro objetivo que não passa de encobrir os verdadeiros problemas sociais, seja em uma cidade do interior, uma capital, um estado ou até mesmo um país inteiro.
Bem vivemos um ano especial, e talvez seja a hora de rever alguns conceitos, acho que se o pão e o circo legados pelo Império Romano há mais de dois mil anos conseguiu sobreviver até os tempos de hoje é porque, em partes, a sociedade foi conivente e se acomodou com essa situação. Pensem bem, até quando pão, circo e morada serão o bastante pra que a sociedade se mantenha?

Espero que gostem da leitura e, antes que eu esqueça, a Festa de Sant'Ana começa hoje, boas festas.

Abraço.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fahaddd!!Os textos estão divinos!!
Parabéns pelo blog!
E faça muito sucesso com ele!

=**

Anônimo disse...

Ainda bem Fahad q eu ñ sou a única a pensar assim.
É bom ver alguém q pensa como a gente e melhor ainda quando podemos mostrar a mais e mais pessoas, cm vc ta fazendo.
Adorei seus textos, e nem preciso falar das suas idéias né?
Espero q ao lerem eles, as pessoas possam pelo menos refletir sobre alguns aspectos das nossas vidas.

bjão pra vc!!e parabéns viu!!

Anderson Santana disse...

Não é preciso ir tão longe pra perceber a política do "Pão e Circo" em nossa sociedade. Ela está bem próxima a nós e parece se repetir ano após ano a cada novo mandato dos nossos representantes políticos e se intensifica a cada dois anos nas campanhas eleitorais. Até quando nossa sociedade vai aceitar isso?
Obrigado Fahad por nos fazer refletir sobre sobre diversos aspectos do nosso cotidiano.

Unknown disse...

Em certas ocasiões, as massas necessitam de pão e circo!

Renatinha disse...

Minha vontade é ir a uma vaquejada em Currais.