26 de outubro de 2008

Fogo contra fogo..


Olá amigos, mais uma vez me foi permitido escrever algumas linhas por aqui. O título é uma pequena menção a um filme antigo que tem um pouco haver com as entrelinhas do que vamos falar hoje. A imagem acima de uma fogueira em seu ápice, nos remete a idéia do fogo. Pois é, foi há muito tempo atrás, que eu sequer sei quanto, que o homem conseguiu "dominar" o fogo, ou pelo menos desenvolveu as primeiras técnicas para se utilizar o fogo em benefício da humanidade.

"Nunca acendas um fogo que não possas apagar", um antigo provérbio chinês que nos faz pensar se de fato o homem "controla" o fogo, como contam os livros de História. Mais que isso, esse pequena afirmação pode nos fazer pensar que o fogo, pode não ser apenas aquele que conhecemos, que o fogo, na verdade, pode ser um ímpeto indomável e que não deve ser provocado há menos que se possa contê-lo caso ele saia de controle.

O fogo, citado nesse provérbio chinês pode facilmente ser encarado como uma pessoa inconstante e explosiva, que quando provocada é capaz de coisas terríveis ou, até mesmo, catastróficas. Mas não só uma pessoa assim pode assumir a identidade desse fogo, até mesmo o mais calmo homem pode sim ser esse "fogo chinês".

É simples explicar isso, normalmente usamos diferentes maneiras para acender o fogo para cada situação. Por exemplo, é preciso fazer certos preparativos para acendermos uma fogueira junina, mas para acendermos uma das bocas do fogão na cozinha basta riscar um fósforo. Da mesma forma podemos encarar as pessoas, as mais explosivas, mais inconstantes, podem ser "acesas" com uma simples provocação, já com pessoas mais calmas, mais seguras, é preciso fazer certos preparativos, criar certas situações, para que então seja possível fazê-las "pegar fogo".

É talvez o homem tenha mesmo aprendido a dominar o fogo, a reação química que chamamos assim. Mas creio que o fogo que está adormecido no interior de cada ser humano está longe de ser dominado, ou mesmo entendido.

Abraço. Boa leitura.

2 comentários:

Cynthia Germanna disse...

"Nunca acendas um fogo que não possas apagar".

Esse fogo que está dentro de nós, independente da intensidade, é sem dúvida o que nos mantém vivos.

Até ;*

Fahad M. Aljarboua disse...

*Curiosidade sobre este post:

Cynthia.. originalmente esse post iria ser ter o título "Chama da vida" justamente por esse fogo nos manter vivo..

;)