12 de janeiro de 2011

"Boa" Idéia

"Por trás dessa máscara há mais do que carne e sangue. Por trás dessa máscara está uma idéia, e idéias são à prova de balas".

É o que diz o personagem principal, V, do filme "V for Vendetta". E é apenas uma pequena demonstração da intangibilidade e da força que uma idéia pode ter. Mas vou falar de uma idéia em particular hoje: perder. Perder??? É, isso mesmo perder. Uma idéia intimamente ligada à idéia de vencer. Ninguém tem a idéia "brilhante" de perder, óbivo. Mas quando pensamos em vencer algo, em ter sucesso em alguma coisa, sempre nos passa pela cabeça o inverso. Não é mesmo?

Se pararmos pra pensar um pouco o revés sempre passa por no nossa cabeça, seja quando nosso time de futebol vai enfrentar um adversário difícil, seja quando vamos à uma entrevista de emprego bastante concorrida, seja quando vamos fazer um concurso difícil ou um vestibular concorrido. Muito embora tenhamos em todas essas situações a imensa vontade de sobressair-nos, pensamos muitas vezes mais na possibilidade inversa.

E por falar em emprego, concurso, vestibular. Recentemente tive a satisfação de ter muitos colegas aprovados no vestibular, e aqui registro minhas congratulações a todos. E tenho certeza que todos podem atestar o que eu falei antes sobre pensar em perder, mesmo quem estava em segundo lugar e no fim pensou em primeiro, ainda tinha dúvidas se realmente ia passar. Porque o vestibular é uma caixinha de surpresas.

Vejam se não, o primeiro colocado no curso mais difícil de se passar - Medicina - havia sido apenas o 388º colocado na primeira fase, enquanto o primeiro colocado não foi sequer aprovado, ficando em 150º. E então, o que dizer dessa caixinha de surpresas chamada vestibular?

Aos amigos que não passaram posso dizer que não desanimem, vestibular, assim como o carnaval, tem todo ano. Termino com um trecho extraído do Diário de Roscharch, um anti-herói dos quadrinhos que enfrentava mesmo as situações em que a derrota era certa. "Jamais se desesperar. Jamais se render".


Abraço. Boa leitura.

Um comentário:

Sávio Breno disse...

Quanto a mim, de nada me arrependo. Vivi a vida sem concessões.... e agora avanço rumo às sombras sem me queixar. RORSCHACH, 1 de novembro de 1985.

Watchmen está para os quadrinhos como Mona Lisa está para a pintura