26 de julho de 2011

Estudando "de graça"

Volto, depois de tanto tempo de ausência no blog, para comentar uma notícia que tirou meu bom humor hoje pela manhã.

Um projeto de lei que tramita no Congresso pretende que estudantes formados em universidades públicas trabalhem de graça por seis meses como forma de retribuição à sociedade pela educação recebida. Sem esse período de trabalho, que não substituiria o estágio obrigatório, o estudante não poderia receber o seu diploma.

Enquanto ouvia essa parte, a sensação de indignação já começava a subir, mas ela atingiu o nível máximo quando, a reportagem começou a ouvir a opinião de "populares" nas ruas.

As (poucas) opiniões contra vinham de universitários que ficavam na superficialidade do assunto. Alegando que teriam a sua graduação atrasada, etc e tal.

As opiniões a favor eram de gente que dizia: "bom, se eles estudam de graça, devem retribuir à sociedade de alguma forma." e outro "eles passam tantos anos, estudando às custas do erário público (sic) devem dar um retorno."

Aí eu não aguentei. Desliguei a televisão e saí da sala. Como é possível!? Como é possível queo Estado tenha assumido de maneira tão desavergonhada esse papel de "pai e mãe do povo"? Como é possível que a estatolatria no Brasil tenha atingidos níveis tão absurdos?

Por que digo isso? Pelo simples fato de que eu NÃO estudo de graça! Porque o erário, que sustenta a minha educação, é na verdade o MEU dinheiro.

O povo perdeu totalmente a noção de que o Estado não produz riqueza. Que todas as benesses que o Leviatã nos dá não são liberalidades de um pai bondoso, mas sim obrigações de um servo obediente.

Esse trabalho obrigatório, seria mais uma forma de tributo, mais uma forma de o Estado botar a mão na riqueza obtida pelo suor do cidadão (nesse caso, botaria a mão no PRÓPRIO suor,o que é ainda mais nefasto), e ainda assim, o povo, bovinamente, aplaude o projeto!

Nós estamos chegando num estágio em que os brasileiros passarão a se orgulhar do cabresto que usam, e a exigir do Leviatã uma canga nas costas um pouco mais pesada do que a que já usa.

2 comentários:

DOMINIO FEMININO disse...

DominioFeminino esteve aqui e leu o Post com a devida atenção e merecido respeito.

Bruno Linhares disse...

Cara, as opiniões que constam nesse tipo de reportagem são apenas as ilustrarivas do que se quer provar (neste caso, a beneficência do projeto cara-de-pau). Podemos ter certeza de que os entrevistados que foram a favor foram os apressados que não ponderaram ao dar a resposta.
O projeto é lastimável, daqueles apresentados tão-somente pra "mostrar serviço"