21 de setembro de 2011

"Pop in Rio"

Nesse fim de semana vai começar o Rock in Rio, um sonho de Roberto Medina que começou em 1985, naquele que talvez tenha sido o auge do rock 'n roll na América do Sul. AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Scorpions, Whitesnake e Queen, esta última considerada a atração principal do evento, estavam lá dando vida ao sonho dos amantes do rock na parte de baixo da América.

Quase trinta anos depois o mesmo Roberto Medina mostrou que, pra ele, o Rock in Rio não era um sonho, mas apenas mais uma oportunidade de ganhar uns trocados. Não o conheço, não conheço seus gostos, mas tenho certeza que ele não gosta de rock 'n roll. Eu gosto.

Em 1991 eu tinha só quatro anos, em 2001 ainda não tinha muito contato com o mundo da música em geral. Sobre as edições internacionais, minha opinião é obscena e impublicável. Mas em 2011 ver como atrações principais do evento Cláudia Leitte e Ivete Sangalo, entre outras, me deu embrulhos no estômago.

Eu respeito todos os estilos musicais (tá, não considero sertanejo música), mas cada macaco no seu galho. Ou será que alguém em sã consciência vai tentar me convencer que o axé baiano é parecio com rock 'n roll? Se for o caso, acho que próximo ano deveríamos abrir o carnaval de Salvador com um show do Sepultura e fechar com o Iron Maiden...

Repito, eu gosto de rock 'n roll. E tudo que espero das pessoas é respeito. Já não basta todas as piadas de péssimo gosto, os insultos sem razão e entre outros tantos preconceitos que nós, apreciadores da boa música, sofremos, querem agora transformar um evento que leva o rock no nome em um festival de aberrações.

Que mudem o nome do evento então, eu até tenho sugestão: "Pop in Rio". Mas esse nome não tem o mesmo apelo comercial não é Roberto Medina? E depois ainda chamam os outros de mal educados só por uma barba e um cabelo grande. Parafraseando Marcelo D2, é preciso manter o respeito.


Abraço. Boa leitura.

Um comentário:

@FFenrirX disse...

Boa postagem. Realmente, o Rock in Rio perdeu sua identidade desde 1991, na sua segunda edição (se eu não me engano), depois que virou franquia e foi dar uma andada pela Europa. Agora, dadas as "atrações" que tantos pagaram, e eu pessoalmente não pagaria para vê-las reunidas, o rock nesse sentido virou Pop... ou quase, Crock in Rio...

Abraço!