18 de outubro de 2008

Os Dramas da Vida..


Por muito tempo o teatro, a arte de interpretar, foi caracterizado pelas máscaras, como as da imagem ao lado. Geralmente as máscaras traduziam algum sentimento, alegria, tristeza, dor, medo, enfim era através delas que se passava o que os personagens sentiam.

Com o passar do tempo veio o desenvolvimento de outras técnicas de atuação e, pouco a pouco, as máscaras foram sendo deixadas de lado, por mais que mesmo nos dias de hoje as máscaras convencionais não tenham sido completamente extintas do meio teatral, muito embora não seja fácil dar de cara com uma delas por aí.

Mas é possível dar de cara com outros tipos de máscaras, bem menos convencionais e bem mais perigosas de que as tradicionais máscaras teatrais. Isso porque muitas vezes as pessoas acabam mascarando-se por trás de intenções excusas em benefício próprio, acabam escondendo quem realmente são em busca de um lugar ao sol junto aos círculos sociais de mais prestígio. Muito embora exista uma parcela da sociedade que não se importe com isso, e me incluo nesse grupo, a maior fatia desse bolo social está diretamente envolvida e dependente desse círculo de prestígio e poder. E adivinhem quem é o principal alicerce de todo esse "teatrovivorreal"? Acertou quem respondeu: a mídia!

É justamente a mídia, a responsável por influenciar e mascarar centenas de milhões de ações ao redor do mundo dia após dia, e ainda manipular esses fatos da maneira que mais lhe traga proveito, e não importa quem pode se prejudicar com isso, só importa o quão alta vai ser a audiência. Afinal uma rebelião em um presídio resulta em muito mais audiência do que um filme cuja históra seja a de uma rebelião em um presídio, o confronto entre policiais é mais lucrativo do que um bom filme de espionagem, o sequestro de uma adolescente com certeza chama mais atenção do que o filme "O Preço de um Resgate", dirigido por Ron Howard e com atuação brilhante de Mel Gibson.

A justificativa pra isso é bem simples, a realidade chama muito mais atenção do que a ficção do cinema, mais que isso a própria mídia molda as situações de forma a torná-las mais chocantes e mais atrativas aos espectadores, por vezes até mesmo influenciando diretamente os "protagonistas" da situação, e existem casos em que essa participação ativa da mídia acaba por alterar os rumos das coisas e criar uma situação ainda mais incômoda do que a existente.

Então é isso, os dramas que antes eram a arte de encenar, a arte de contar histórias, acabaram por se tornar algo perigoso, porque não se usam mais atores, artistas, a coisa não é mais faz-de-conta agora é real, é pra valer. E vale tudo pra se ganhar pontos de audiência, até mesmo que presos em rebelião sejam executados sumariamente, ou que policiais em conflitos sindicais saiam feridos, ou ainda, e mais assustadoramente, que uma jovem adolescente receba um tiro na cabeça e seu namorado, neste caso o sequestrador, seja assassinado pela polícia que deveria prendê-lo.

Os dramas representados antes no teatro ou no cinema, agora são representados por pessoas comuns, em lugares comuns, na vida real e em benefício de uma minoria que busca estar sempre no foco das atenções daquela fatia do bolo social que gira em torno do círculo social do prestígio e do poder. Será mesmo que isso é justo?

Abraço. Boa leitura.

2 comentários:

Unknown disse...

É... a máscara que o "4º poder" usa para mascarar e nos confundir é perigosa...
Sensacionalismo, infelizmente toma o lugar de um bom filme, uma boa informação.
Não existe nada mais fresco do que o sequestro da adolescente Éloa. Prato cheio para a mídia.
Infelizmente somos culpados por sermos tão passivos.

É isso ai, parabéns por tratar tão bem questões cotidianas.

ELISANE NOBREGA disse...

Os dramas representados antes no teatro ou no cinema, agora são representados por pessoas comuns, em lugares comuns, na vida real e em benefício de uma minoria que busca estar sempre no foco das atenções daquela fatia do bolo social que gira em torno do círculo social do prestígio e do poder. Será mesmo que isso é justo?
e isso ai menino !!!!!!!!!!!!!!