9 de dezembro de 2008

O Que Define um Homem?


Olá amigos. Mais uma vez venho escrever algumas palavras para que possam ler e refletir um pouco. Vale a pena ler.


"O que faz de um homem ser um homem? Um amigo meu se perguntou. Serão suas origens? Como ele vem à vida? Acho que não. São as escolhas que ele faz. Não é como começa as coisas, mas como ele decide terminá-las."

A citação acima foi retirada do diálogo final do filme Hellboy, baseado no quadrinho de mesmo nome. É interessante que eu tenha mencionado por duas vezes recentemente filmes, mas acho que isso é apenas coincidência. Foram situações completamente que levaram a posts que no fundo tem uma certa ligação.

Talvez, à primeira vista, essa coisa toda que foi dita acabe lembrando daquela velha história do "não podemos voltar agora e mudar o começo, mas podemos começar agora e criar um novo final", não sei se é bem assim, mas é algo parecido. Mas tem muito mais coisa por trás do que o personagem falou no filme, afinal ele estabeleceu um parâmetro, daquilo que faz de um homem realmente um homem. E foi brilhante em sua conclusão.

Afinal, quem melhor para dizer quem realmente somos, do que nossas atitudes. Atitudes falam mais do que palavras, o que você diz é apenas o que você diz, e não acredito que seja necessário respeito nisso tudo. Afinal, são meras palavras, e não ações. Se estivesse falando pessoalmente, certamente eu teria dado um sorriso malicioso agora. Para em seguida, querer justificar que o que eu disse na verdade, não se aplica ao que eu disse, apenas para criar confusão.

Mas, o fato é que o homem é definido com moldes a suas ações, e não importa o quão bem ele tente disfarçar seus desejos e suas ambições e o que ele seria capaz para conseguir, ele irá esbarrar nos seus atos como se eles fossem uma armadura, que o protege do mundo, ou que protege o mundo dele. Sinal de que cada ação, por mais simples que possa ser, refletirá em sua imagem, e quando digo imagem, não falo da imagem social, do status, mas sim do caratér, o cartão de visita de todos os homens.

Enfim, não podemos esquecer, escolher é também excluir. Afinal, se escolhemos uma resposta, excluímos outra, se escolhemos um caminho, excluímos outro, e assim se aplica a todas as escolhas. E muito embora possamos adiar certas escolhas, chega uma hora que não temos escolha, se não escolher. E é nessas horas, que se define um homem, no momento em que ele carrega o peso de suas escolhas, e decide avançar um degrau em relação ao topo da escada, um eufemismo particular para o fim do túnel.

Abraço. Boa leitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu queria saber desenhar tão bem com as palavras como vc faz!
São escolhas sutis que tocam verdadeiramente a alma, e mais, instigam o pensamento!
Parabéns, irmão, pelas palavras!
Poucas são as pessoas que tem esse dom e sabem como usá-lo.

Bjo grande da sua maninha