3 de dezembro de 2008

"Os Donos do Brasil" - Parte 02


Olá amigos, estou de volta para as nossas conversas casuais. E enfim, trago a segunda parte da série "Os Donos do Brasil".


Na idade média, o bobo da corte divertia o rei e a corte. Declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimoniário das festas. De maneira geral era inteligente, atrevido e sagaz. Dizia o que o povo gostaria de dizer ao rei. Com ironia mostrava as duas faces da realidade, revelando as discordâncias íntimas e expondo as ambições do Rei.

No Brasil, em pleno século 21, o "bobo da corte" é um delegado federal, ao investigar crimes financeiros, o bobo "paladino" da corte, viu-se em meio uma investigação dos verdadeiros criminosos, bandidos de colarinho branco, que cometem crimes substituindo as armas por canetas, e acabam sempre por causar estragos muito maiores com elas.

Mas como a crença nas instituições públicas vem diminuindo dia após dia, não era de se espantar que muita água ia rolar pra transformar o delegado, num legítimo bobo da corte. Numa corte onde o Rei, um banqueiro, tem acobertando seu manto pessoas poderosas, algumas realmente poderosas, bastou o bobo da corte revelar algumas "discordâncias íntimas" e expor as "ambições" do Rei, que os seus protetores logo correram para calar o pobre bobo.

O bobo foi encuralado, pressionado, afastado de suas funções, afastado de seu cargo, questionaram sua integridade, acusaram-no de cometer crimes, enfim, declararam guerra ao bobo da corte, mas se fizeram isso, é muito provável que o danado do bobo esteja realmente perto deles. E nesse caso tem muita gente tremendo as canelas uma hora dessas.

O pobre bobo, continua a falar, rasgando aos quatro ventos as "discordâncias íntimas" e as "ambições" do Rei, o banqueiro, que como se não bastasse e não se importasse com o que o bobo diz, recentemente engordou seu patrimônio em uns R$ 2 bilhões, isso porque algum bebum barbudo da taverna republicana resolveu assinar uns papéis pro filhão tirar umas férias.

Abraço. Boa Leitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fahad do céu, vc deveria cursar letras, jornalismo... algum curso desse.
vc tem uma idéia critica muito bem desenvolvida.
No que diz respeito ao seu comentário sobre o "bobo" da corte, infelizmente é a pura verdade. ou melhor a falsa verdade, porque mesmo q ela venha a tona (se vier), os culpados terão o mesmo destino dos outros: pagarão alguma multa ou cumprirão pena em suas humildes residências (de milhares de reais).
Eu acredito que existam pessoas que realmente queiram mudar essa "descrença" q temos na justiça em nosso país, mas elas esbarram na própria lei. Enfim, ja que a justiça é falha, pelo menos nos divertimos ao ver o bobo da corte "perturbando a tranquiidade" da "realeza".Já é alguma coisa.

bjão meu querido!!!