20 de dezembro de 2008

Quanto vale a vida?


Olá para todos. Um pouco mais de demora dessa vez, mas voltei. E com uma leitura interessante sobre prioridades. Parte do texto eu escrevi sem a intenção de publicar, mas como já tem alguns dias sem postar eu resolvi reaproveitar a idéia, e discorrer um pouco mais também.

Afinal, quais são as nossas prioridades na vida? Se alguém me perguntasse hoje qual a minha principal prioridade na vida, sem pestanejar eu diria que é ganhar na loteria, e depois eu pensaria no resto, com muito mais tranquilidade diga-se de passagem. Brincadeira, lógico. Não acho que, apesar de ser um capitalista e consumidor em demasia, o dinheiro deva ser o nosso principal foco na vida. É algo importante? Sem dúvida. Mas nem de longe o mais importante.

Eu tenho como grande prioridade na vida ser uma pessoa melhor, e se me perguntarem se quero ser melhor que alguém, a resposta é não. Ser uma pessoa melhor não quer dizer, pelo menos vejo dessa forma, que somos melhores que alguém, trata-se de ser o melhor que se pode ser, dar o melhor de si. Quantas vezes você já fez isso na sua vida? Eu fiz poucas, mas todas as vezes me deixaram orgulhoso de mim mesmo, e por isso a cada dia que passa tento ser uma pessoa melhor.

Acordar todos os dias, abrir os olhos e pensar: "Hoje será um dia melhor do que ontem". Eu penso assim, e encaro isso como a grande virada que podemos dar em nossas vidas. Creio que se todos pensassem assim, seria muito mais fácil viver, e muito mais prazeroso também. Muita gente fala em planejar a vida, o meu planejamento é simples e recursivo, ao dormir quero acordar vivo e ao acordar quero viver mais um dia para poder dormir de novo, o que acontece no meio tempo entre um sonho e outro é consequência.

Acredito que se passarmos a nos preocupar com os nossos sonhos, se deixarmos um pouco de lado a "burocracia social" que nos faz esquecer que não somos apenas mais uma pessoa passando pelo mundo, que somos únicos, e que as coisas sempre acabam acontecendo se soubermos aproveitar as oportunidades certas e fizermos as escolhas que definem quem somos. Pode ser que tenha eu tenha terminado sem falar nada sobre o título do texto, mas tem uma música de Engenheiros do Hawaii que tem o mesmo título, confiram pelo menos a letra.

Abraço. Boa leitura.


Revisão: Cláudia Patrícia

3 comentários:

Danilo Cortez Gomes disse...

Já imaginou como seriam tediosas nossas vidas se elas não tivessem um real e relevante significados para nós mesmos e também para os outros? Já falam os poetas que a vida é muito curta para ser vivida, que é muito bela, maravilhosa... Gosto de acreditar que além de tantos adjetivos, a vida é a grande oportunidade que tenho para ser eu mesmo! Isso mesmo! Perdoe-me a redundância, mas eu preciso ser eu mesmo diante de Deus, de mim mesmos, dos homens... Nem sempre me entendo ou me faço entender, mas eu sou assim!!! É preciso se dá conta que eu sou alguém importante para outro alguém, mesmo se não a conheço! E o fato de ser importante já é o bastante para saber que é preciso ser melhor como diz o amigo Fahad. Termino citando a eterna frase daquela raposa que traduzia o pensamento do grande Exupery: "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas!"

De fato, a vida vale muito mais do que eu consigo imaginar. No mais, Ele morreu para me dá a vida! Isso já é o bastante para que eu faça dela (da vida que Ele me deu) um motivo de gratidão!

Forte abraço meu caro Fahad!

Cynthia Germanna disse...

Essa passagem de "hoje será um dia melhor do que ontem" resume bem todo este clima de fim de ano que estamos passando.
Prioridade pra mim? Hummm, vejamos bem. Carros, viagens, roupas, tudo isso eu sei que posso ter, basta trabalhar duro. Mas ser é diferente. Ser uma pessoa um pouquinho melhor a cada dia faz uma enorme diferença ao nosso redor.E esse é o nosso desafio, ser mais sempre. Intensidade nas coisas.
Talvez não passe aqui até o Natal, então desejo que você consiga com que todas as suas prioridades tornem-se rotinas e que mensagens como estas não fiquem só no papel e em nossas mentes.
Abraços e um Feliz Natal.

Fahad M. Aljarboua disse...

Exatamente. Ambos foram brilhantes em seus comentários, entenderam, cada um do seu jeito, a idéia. Fico feliz por isso, fico feliz que outros recebam o "recado" por assim dizer e bem, falei certo dia com uma amiga sobre ser um exemplo para alguém, é difícil e, pra ser sincero, não é bem algo que eu realmente queira ser pois traz grandes responsabilidades, porém, ficaria feliz em servir de inspiração para outras pessoas. :)

Abraços e Feliz Natal para todos.