3 de dezembro de 2010

Quem Comanda a Carruagem?

Faltam hoje menos de trinta dias para que Dilma Roussef assuma a Presidência da Ré-pública. Mas as disputas internas entre PT e PMDB azedaram antes da posse. E ainda tem o PSB correndo por fora. A nova presidente vai nomear milhares de auxiliares, o PMDB tem o rótulo histórico de fisiologista e o PSB está crescendo e quer espaços, isso sem falar nos partidos menores.

Mas e o PT, oras, enquanto o PMDB esperneia por cinco ministérios, o PT terá 17 ou 18. Não estou tomando partido de ninguém, mas se o PMDB com toda a fama de fisiologista quer 'apenas' cinco ministérios, o que dizer do PT com mais de 15?

Há quem diga que há possibilidade de ocorrer um racha entre os dois partidos antes da posse, pessoalmente cheguei a corroborar dessa tese, e diga-se de passagem simpatizar com a idéia de que isso deveria acontecer de fato. Mas analisando com calma, é impossível. Lembram do discurso que o Lula usou argumentando que a aliança com o PMDB era necessária para que houvesse a tal da governabilidade?

Pois bem, é em nome da tal governabilidade que Dilma irá ceder, o PT precisa do PMDB para governar e, aliás, o PMDB faz parte literalmente do governo, Temer é presidente do partido e é o vice de Dilma. Partindo desse princípio haverá quem diga que o PMDB mostra ter mais força que o PT. Eu digo que não. Se fosse verdade, seria o fisiológico PMDB que indicaria 15 ministérios, oras.

Agora, o governo de Dilma começa a mostrar uma mudança no quadro político, não é mais o PMDB o mais sedento por cargos. A sede fisiológica, a sede por cargos e pelo poder agora é muito maior vindo do PT, aquele partido que já gritou sozinho, feito louco no Congresso, e que hoje, infelizmente, é quem tem as rédeas do país. Eu, como já disse, sou simpático a tese de que o PMDB, deveria rachar. Mas isso não vai acontecer, o PT vai ceder. Demonstrando fraqueza, e demonstrando que mesmo com as rédeas ainda não é dono da carruagem.


Abraço. Boa leitura.

Um comentário:

Sávio Breno disse...

O que é preciso entender é que a militância do PT é convicta, organizada, consciente. O PT se aliará a mil partidos e continuará "comandando a carruagem". A explicação é simples: os outros partidos do Brasil não têm ideologia definida, ou se têm, colocam outros interesses acima da defesa dessa ideologia.

O que conta de verdade na política não é o número de adeptos de um grupo, mas a força da ideologia desse grupo. A gigantesca "base aliada" petista jamais conseguirá enfraquecer o Partidão. Pelo contrário, o Partido é que usará dessa massa de aliados - que por não ter uma idelogia determinada é amorfa e modelável - para se fortalecer ainda mais. E nofinal o que teremos é um regime monopartidário, com um partido único dividido apenas de fachada em várias siglas.

A não ser que a oposição aprenda a fazer oposição o plano totalitário do PT sairá bem sucedido, e ao final, estaremos todos morando na Venezuela.