1 de dezembro de 2010

Elas Por Elas

Há alguns dias eu parei pra escrever sobre a derrota de Fernando Alonso no Mundial de Fórmula 1, o automobilismo - em especial a Fórmula 1 - me fascina, tanto quanto ou talvez mais que o futebol, paixão nacional. Mas o futebol ainda me comove, e muito. E pude ver dois fenômenos acontecerem no Brasil em um curto espaço de tempo, o que de certa forma me faz pensar um pouco.

Brasileiros de todo o país crucificaram a Ferrari, Felipe Massa e Fernando Alonso, pelo jogo de equipe no GP da Alemanha desse ano. Trapaceiros, vigaristas, antidesportistas, verdadeiros vilões, é como foram taxados os membros da equipe - equipe que como falei em outro texto é maior que a própria F1. Mas de repente nos útlimos quinze dias torcedores de todo o Brasil - e não só palmeirenses e são-paulinos - defenderam de forma inequívoca e escancarada que Palmeiras e São Paulo perdessem seus jogos contra o Fluminense, para prejudicar o Corinthians.

Eu também defendi essa posição - mas eu queria o Alonso campeão do mundo de F1 -, não dá pra ver o Corinthians campeão brasileiro. Principalmente depois de toda a papagaiada protaganizada no jogo contra o Cruzeiro. Só que tem uma coisa, quantos dentre os que clamavam pelo "entrega" de Palmeiras e São Paulo não desceram a lenha na Ferrari quando do jogo de equipe, inclusive chamando de marmelada?

Pois é, o brasileiro é mesmo um povo fantástico. Tão fantasticamente cretino que escancaradamente em um curto espaço de tempo apóia situações completamente distintas com um fervor quase religiosamente acéfalo. É o tipo da atitude que mostra que não são só os políticos os corruptos, o povo também é. É intrínseco a condição de brasileiro fazer aquilo que lhe traz mais vantagens. Incrível isso.

Em outras palavras o que se viu foi algo do tipo, marmelada pode se for em meu favor, contra mim jamais. Quer ver só, o que teve de corintiano falando merda esses dias por causa das atuações - bem abaixo da média - de Palmeiras e São Paulo. Mas vejam só, o Corinthians fez o mesmo ano passado. Perde ridiculamente para o Flamengo. Em bom português, ficou elas por elas.

Abraço. Boa leitura.

Nenhum comentário: